Quem é o atual secretário de saúde de Alagoas que assumiu pasta após escândalo milionário
18/02/2026 20:04:55
Por Redação
Em meio à investigação da Polícia Federal que apura o suposto desvio de quase R$ 100 milhões do SUS em Alagoas, o governador Paulo Dantas nomeou como secretário interino da Saúde o advogado Emanuel Victor Duarte Barbosa — considerado homem de sua estrita confiança e com trajetória consolidada na área de licitações, inclusive na Prefeitura de Batalha, cidade natal do chefe do Executivo. A escolha mantém o núcleo político do governo no controle direto da pasta que está no centro do escândalo.
Antes de assumir interinamente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Emanuel Barbosa ocupava o cargo de gerente executivo de Licitações da própria pasta. A escolha por Barbosa foi interpretada como uma garantia de que o governador acompanharia ainda mais de perto as investigações na Sesau, principalmente no setor de contratos, área que está no centro das investigações.
Emanuel passou por comissões de licitação em municípios do interior de Alagoas. Seu discurso ao assumir o cargo foi de continuidade administrativa e garantia do funcionamento da rede estadual.
O posto ficou vago após o afastamento do médico Gustavo Pontes de Miranda, determinado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no âmbito de investigação da Polícia Federal que apura suposto desvio de quase R$ 100 milhões em recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
A decisão fixou o afastamento por 180 dias e apontou o ex-secretário como uma das peças centrais do esquema investigado, que envolveria irregularidades contratuais e possível lavagem de dinheiro.
Apesar do afastamento, informações de bastidores indicam que Gustavo Pontes articula, junto ao Supremo Tribunal Federal, uma decisão que possa reverter a medida após o Carnaval.
Publicidade

Mais notícias

Moraes vota por condenar os sete réus do Núcleo 4 da trama golpista

Braskem pagou mais de 4 milhões de reais em indenização a Renan Filho

Renan Filho garante recuperação de rodovias danificadas pelas chuvas em AL

