Haddad confirma meta fiscal de superávit do PIB em 2026

Haddad confirma meta fiscal de superávit do PIB em 2026
Foto: reprodução

Por redação com O Antagonista


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira, 10, que o governo Lula manterá a meta fiscal de superávit de 0,25% do PIB (Produto Interno Bruto).


“Não tem previsão de mudança daquilo que estava projetado na LDO do ano passado”, afirmou.


O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) será enviado ao Congresso Nacional até a próxima terça-feira, 15.


De acordo com as projeções, as metas fiscais para os próximos três anos são de: 0,25% em 2026, 0,5% em 2027 e 1% em 2028.


Segundo Haddad, o governo publicará no próximo mês o primeiro relatório sobre despesas e receitas deste ano.


“Estamos chegando no final do mês, coincide com a sanção do orçamento, então vamos fazer o relatório dos quatro meses, divulgar em maio, eventualmente com medidas no âmbito do arcabouço fiscal”, disse o ministro.


Desconfiança


O mercado financeiro cansou das políticas e promessas de Haddad.


Desde dezembro, a avaliação negativa sobre o ministro da Fazenda disparou entre gestores de fundos, asset management e family offices ouvidos em pesquisa Genial/Quaest.


Haddad é visto de forma negativa por 58% do mercado, um salto de 34 pontos percentuais desde dezembro. A imagem positiva do ministro, que era de 41%, caiu para apenas 10% no mesmo período — a opção “regular” se manteve estável, oscilando de 35% para 34%.


Também piorou a percepção sobre a força do ministro: 85% consideram que ele está mais fraco no governo, ante 61% em dezembro. Apenas 1% considera que ele está mais forte, e 14% responderam que sua força está igual (eram 35% no fim do ano passado).